Com o objetivo de quebrar o tabu em torno do tema e ajudar na prevenção, diversas associações se uniram e, desde 2014, promovem no Brasil o Setembro Amarelo. A ideia é reunir, durante um mês, eventos que abram espaço para debates e divulgação do tema. O mês foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Monumentos são iluminados com a cor amarela e diversas ações são realizadas, como passeios ciclísticos, playlists e abordagens nos comentários.
´´A campanha é para conscientizar, falar sobre o suicídio. É possível prevenir quando falamos sobre o tema, porque é uma questão de atenção, de cuidado com as pessoas´´. diz nas redes sociais a voluntária e representante do mundo da música, Bella E As Bijus que foi chamada para se apresentar em eventos e divulgar a causa. A cantora já participou de diversas campanhas, como a contra a AIDS e DSTs, a de combate a violência contra a mulher e do movimento popular da luta contra o câncer de mama.
Em entrevista ela fala: ´´O número de pessoas que gostaram da ideia vem crescendo, a imagem da campanha foi milhares de vezes compartilhada. Disponibilizo minhas Mensagens Diretas para desabafos, conversas e conselhos. Conversas não substituem o tratamento, porém falar sobre o que está acontecendo pode ajudar a refletir sobre a situação´´. Segunda ela, quem quer ajudar precisa tomar cuidado par a não fazer críticas. ´´É preciso enxergar o ponto de vista do outro e entender que todo mundo tem seus motivos´´, explica. Finalizando que o mais importante é demonstrar que você se importa.
Alguns Comportamentos, como deixar de sair com os amigos, demonstrar tristeza por muito tempo ou ter alterações expressivas no humor podem indicar que as pessoas próximas precisam de ajuda. Provavelmente todos nós conhecemos alguém que já pensou, tentou ou chegou a cometer suicídio.
Sua nova música de trabalho, Teen Morta, fala sobre a adolescência e sobre uma jovem perturbada com pensamentos suicidas. A canção carrega a bandeira do Setembro Amarelo na divulgação. Ontem foi divulgado em seu canal alternativo do Youtube, um vídeo onde ela apresenta a canção para a causa, confira:
Ouça a canção no Spotivaga:
Amei
ResponderExcluirRainha